Como plantar pimenta

Clima
 
A faixa de temperaturas que vai de 16°C a 34°C é adequada para a maioria das espécies. A maioria destas pimenteiras são plantas tropicais ou subtropicais e crescem melhor em clima quente, mas algumas espécies são adaptadas a regiões de clima mais ameno. Nenhuma destas pimenteiras pode suportar baixas temperaturas e geadas.
Outro fator importante é a umidade relativa do ar. Algumas pimentas, como a Habanero e a Scotch bonnet preferem um clima úmido. Outras como a Jalapeño e a pimenta-de-caiena preferem um clima mais seco.
 
Luminosidade
 
A pimenteira cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto.
 
Solo
 
O ideal é que o solo seja leve, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
 
Irrigação
 
A pimenteira deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas este nunca deve permanecer encharcado.
 
Plantio
 
As sementes germinam geralmente em 1 ou 2 semanas, mas as sementes de alguns cultivares podem apresentar dormência e podem levar um longo tempo para germinar. 
O espaçamento recomendado varia com o porte da pimenteira e com as condições de cultivo. Geralmente o espaçamento adequado se encontra entre 20 cm e 60 cm entre as plantas.
A pimenta pode ser cultivada facilmente em vasos, mas estes devem ter um tamanho apropriado ao porte da pimenteira que será cultivada.
 
Tratos culturais
 
Alguns cultivares precisam de tutoramento para as plantas não tombarem. Neste caso, amarre as plantas a estacas de madeira, mas sem restringir o crescimento dos caules.
Quando colhendo ou manuseando os frutos dos cultivares que são picantes, é muito importante usar luvas. Se pimentas picantes forem manuseadas sem luvas, não toque nos olhos, nariz, boca ou outras partes do corpo sem antes limpar muito bem as mãos. Água não é eficiente para retirar a capsaicina da pele, pois esta substância não é solúvel em água. Contudo, é solúvel em álcool e em óleo.
 
Colheita
 
A colheita das pimentas inicia-se geralmente de 80 a 150 dias após a semeadura, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. A pimenteira é uma planta cultivada geralmente como anual, mas é uma perene de vida curta e em condições adequadas pode produzir bem por alguns anos.
 
Fonte: hortas.info