Como afastar as formigas da sua casa

Aprenda a afastar as formigas da sua casa ao invés de matar

 

Espantando formigas de maneira caseira, você evita o uso de produtos que agridem o meio ambiente.

 

Trocando pesticidas e outras substâncias químicas contaminantes por materiais biodegradáveis é possível impedir o surgimento de formigas em casa.

O que você faz quando encontra formigas pela casa? Normalmente procuramos o foco do problema e matamos todas as formigas com pesticidas… Porém é possível resolver a situação sem apelar para tal atitude que interfere diretamente na questão da sustentabilidade.

O problema é que muitos produtos químicos utilizados também são contaminantes da natureza e podem prejudicar até a saúde humana, como no caso de pesticidas, que contaminam o solo, o lençol freático – que será utilizado para abastecimento de água – ou as plantações em todo o Brasil, podendo agredir os alimentos ali cultivados.

Uma alternativa para afastar as formigas de casa é a utilização de soluções caseiras e ecologicamente corretas que você mesmo pode fazer. Experimente: separe um pouco de vinagre, limão, sal e água, casacas de laranja, pimenta caiena, vaselina, giz, canela em spray ou pó, açúcar refinado, óleo de hortelã-pimenta, bicarbonato de sódio e borra de café. Com tudo isso em mãos, veja na sequência como é possível afastar as formiga de casa.

Soluções caseiras para afastar as formigas de casa

Como forma de afastar as formigas de sua casa sem matá-las, espalhe um pouco de sal em portas e janelas. O mesmo pode ser feito com giz, pois o carbonato de cálcio presente na composição afasta formigas, assim como forte cheiro de limão e das cascas de laranja. Já a pimenta caiena e borra de café podem ser aplicadas em rachaduras e fendas, e a vaselina em recipientes de açúcar e doces e também nos potes de ração e água dos animais de estimação, já que o material incomoda e afasta somente as formigas.

Outra dica é colocar uma pequena quantidade de cravo dentro do pote de açúcar ou em volta de recipientes com doce. A canela em pó ou spray é uma solução indicada para impedir o caminho das formigas dentro da casa, por isso, borrife ou espalhe em locais com maior incidência. Com óleo de hortelã-pimenta, açúcar refinado e bicarbonato de sódio você pode impedir o surgimento de formigas em janelas, pias, portas e outros locais estratégicos.

Todos estes procedimentos apresentam resultados positivos, porém nada supera a manutenção higiênica de toda a casa. Manter a residência limpa periodicamente, principalmente a cozinha, ainda é a melhor maneira para afastar as formigas da sua casa.

 

 

Fonte: Pensamento Verde